Festas de outubro

As festas típicas de outubro animam a cultura catarinense. São 12 eventos que recebem, somados, mais de 1 milhão de visitantes. Com características próprias, mantêm em comum a força das tradições manifestadas na música, no folclore, na gastronomia e na alegria de viver.

* A Oktoberfest de Blumenau, segunda maior festa da cerveja do mundo, dura duas sema-nas e meia, tem mais de 400 horas de música e diversos desfiles alegóricos. Uma de suas atrações é o choppwagen (carro do chope), que distribui a bebida de graça pelas ruas.

* Em Joinville é realizada a Festa das Tradições.

* Na Fenarreco, de Brusque, as atrações ficam por conta do ente mit rotkohl (marreco com repolho roxo), uma das iguarias mais apreciadas da culinária alemã.

* A prática do tiro ao alvo, uma herança medieval, é revivida na Schützenfest, de Jara-guá do Sul, em competições de tiros, desfiles alegóricos e espetáculos folclóricos.

* Semelhante às demais festas de origem alemã, a Oberlandfest, de Rio Negrinho, mantém as características originais de festa comunitária.

* A Bananenfest, realizada em Corupá, une as tradições alemãs à gastronomia feita com banana, produto que é a base da economia local.

* Em Treze Tílias, fundada por imigrantes austríacos, a Tirolerfest revive os costumes trazidos do Tirol. Com apenas 4 mil habitantes, o município é conhecido pelo grande número de escultores em madeira e pela arquitetura peculiar em estilo alpino.

* De características rurais, a Oktoberfest de Itapiranga, a Festa do Imigrante de Timbó e a Oberlandfest de Rio Negrinho traduzem as expressões mais singelas das tradições germânicas.

Três festas portuguesas completam o calendário de outubro de festas culturais em Santa Catarina: a Marejada, a Fenaostra e a Açorfesta.

* Em Itajaí, a Marejada – Festa Portuguesa e do Pescado – mostra toda a riqueza cultural portuguesa e açoriana, com destaque para os frutos do mar e o bacalhau regado a vinhos das melhores procedências.

* A Fenaostra de Florianópolis apresenta shows de folclore açoriano, concursos de culinária com cozinheiros nacionais e internacionais e restaurantes que oferecem degustação dos mais variados pratos à base de frutos do mar.

* A Açorfesta, em São José, na Grande Florianópolis, resgata a cultura e as tradições açorianas – muito fortes na cidade.

Durante todo o ano, ocorrem dezenas de festas típicas em todo o Estado, com des-taque para a Festa do Pinhão, em Lages; a Festa da Maçã, em São Joaquim; a Festa Pomerana, em Pomerode; e a Ritorno Alle Origini, em Urussanga.